DEPARTAMENTO PESSOAL OU RECURSOS HUMANOS

.


RECURSOS HUMANOS (RH)





















DEPARTAMENTO  PESSOAL (DP)


A PRINCIPAL DIFERENÇA

      A tendência da maioria das empresas e pessoas, é por entender que Departamento Pessoal e Recursos Humanos, se trata da mesma coisa. Porém é um conceito errado, pois são áreas distintas.


     Recursos humanos é a parte da empresa que vai ter o primeiro contato com o funcionário, pois ele é o responsável pela seleção (entrevista de emprego e escolha do perfil adequado a vaga), contratação e treinamento do mesmo. E durante o tempo de trabalho desse funcionário na empresa, será esse departamento que estará por perto, na gestão de pessoas, na renovação de talentos, através de treinamentos e incentivos constantes para a melhoria do trabalho. Ou seja, esse departamento atuará mais presente no lado humano e no rendimento do trabalhador.


    Departamento Pessoal é o departamento responsável pela rotina administrativa desse funcionário, no tempo em que permanecer na empresa, esse setor fará todos os cálculos trabalhistas como, contracheques (valores a receber e descontos feitos em seu pagamento), documentos de admissão e a demissão.


     Então seria o mesmo que dizer que enquanto o RH trata do humano e formas de trabalho do funcionário, o DP trata das questões burocráticas do funcionário.


leia mais em DP X RH

Vamos aprender por parte:


BAIXE TAMBÉM



SEPARE A CALCULADORA E PAPEL E VAMOS AOS CÁLCULOS...


Vanessa Lindoso
Professora de Profissionalizante



5 comentários:

Cacau disse...

Olá, eu trabalho na area de departamento pessoal, sendo que não há graduação especifica pra DP , minha duvida é se fazendo a graduação em RH posso trabalhar tanto em DP como em RH?

Cacau disse...

Olá, eu trabalho na area de departamento pessoal, sendo que não há graduação especifica pra DP , minha duvida é se fazendo a graduação em RH posso trabalhar tanto em DP como em RH?

Vanessa Lindoso disse...

Olá, Cacau Rosa, respondendo sua pergunta, a faculdade de Gestão de Recursos Humanos abrange o trabalho com os funcionários na sua totalidade, podendo desenvolver as atividades para desenvolvimento humano desde o processo seletivo ao treinamento do funcionário. O departamento Pessoal é um "departamento" dentro dos Recursos Humanos, que se destina a parte burocrática da contratação e cálculos trabalhistas.
A faculdade de Administração também atende a essa função.
Espero ter respondido sua dúvida.

Unknown disse...

Obrigada pela resposta,então é melhor uma FAculdade de Administração do que RH?

fabri disse...

Olá,boa noite

A minha pergunta é bem parecida com a da Cacau, faço gestão em rh e estou tentando entrar na área,me candidato a vagas tanto de rh e dp.No meu objetivo profissional do currículo está em atuar na aréa de rh, colocando isso no currículo posso me candidatar as vagas de departamento pessoal?