SECRETARIADO

.




Secretárias E ASSESSORES E SUA  posição naS empresaS DE HOJE



     Saber atender bem o telefone e administrar com agilidade atividades de escritório como agendar reuniões, passar fax, email e tirar xerox. Era assim as atividades desse profissional há pelo menos 10 anos atrás. Hoje, as exigências, as competências e o perfil da secretária são muito mais exigentes e vão muito além do operacional.
      A secretária/assessor atual pode ser definida como "gestora de processos e pessoas em parceria com seu executivo e a organização". Em outras palavras, a secretária atua hoje como uma gestora de informações da empresa e do seu executivo, alguém que circule com facilidade por todos os setores da organização e saiba delegar as responsabilidades para as pessoas certas.

      Pode-se dizer que a mudança no perfil da secretária foi algo gradual, mas extremamente profundo. Ela adquiriu mais responsabilidades e passou a ser quase uma parceira de seu executivo, diminuindo sua carga de trabalho e até auxiliando-o nas tomadas de decisões. Hoje a competitividade e o enxugamento das empresas fez com que a secretária recebesse uma maior carga de trabalho e, portanto, mais responsabilidades. "Muitas profissionais chegam a cuidar da agenda de dois ou três executivos simultaneamente. Esta flexibilidade fez com que a profissional passasse a ser reconhecida e valorizada na empresa".
      O profissional do secretariado é o braço direito do executivo, tem que administrar não só a agenda profissional como algumas questões da vida particular dele também. E, acima de tudo, deve pensar por si só, esforçando-se ao máximo para não trazer mais problemas para o chefe.

       Agora não basta SABER, a ação é o maior causador do sucesso, se pensar e ficar parado achando que tudo irá cair do céu, você está muito enganado e nada ocorrerá, saiba o que se espera do perfil desse profissional.


      Além do conhecimento técnico, é importante a secretária apresentar algumas competências comportamentais, necessárias para não ficar apenas no operacional e poder se tornar realmente estratégica, util, para a empresa. Confira sempre quais as exigências do mercado nesta área.
       É preciso se aprimorar e tentar ser a melhor sempre. "Agora que você está ciente do seu talento e de quanto pode fazer pela empresa, é necessário abrir os olhos do executivo para o seu potencial. Lembre-se que, nestes tempos de crise, só fica quem é realmente útil para a companhia", portanto mostre a sua utilidade, se você for util a sua empresa quem vai querer se desfazer dos seus serviços?









Vanessa Lindoso
Professora de cursos Profissionalizantes

0 comentários: