Guia de Turismo

.



       Nunca se ouviu falar tanto em turismo quanto agora em tempos de copa do mundo e olimpiadas, para tanto precisamos entender melhor o que essa profissão faz e que formação precisa ter.
    Precisa primeiramente ter formação técnica, hoje existem várias escolas técnicas (PRONATECSENAC...)

       O guia de turismo  é o profissional encarregado de acompanhar, orientar e transmitir informações a grupos que visitam as belezas naturais do território nacional em excursões (municipais, estaduais ou interestaduais) e em viagens internacionais. Assim sendo, cabe ao guia orientar e promover os despachos e a liberação dos passageiros e suas bagagens em terminais de embarque e desembarque (marítimos, aéreos, etc.); organizar as atividades do dia, desenvolver itinerários de visitas; atender os passageiros e portar a identificação emitida pela EMBRATUR.
        É através do trabalho do guia de turismo  que os visitantes não só conhecem lugares novos, mas também entendem e, portanto, valorizam a cultura, modo de viver e costumes de cada cidade ou país. Ou seja, o guia é o anfitrião do turista, quando o guia faz um bom trabalho, é certo que o turista guardará ótimas lembranças do lugar apresentado.
      As características desejáveis de personalidade para a pessoa que deseja seguir esta profissão são: dinamismo, iniciativa, interesse pelo folclore nacional e mundial, criatividade, sociabilidade, espírito de liderança, facilidade de comunicação
          A profissão de guia de turismo foi regulamentada em outubro de 1993 e está classificada da seguinte forma:
  1. Regional: pode atuar apenas no estado em que foi registrado, é cadastrado em sua própria cidade, deve possuir, no mínimo, ensino médio completo e ter dezoito anos.
  2. Especializado em atrativos naturais: também conhecido como guia ecológico, pode atuar somente na unidade da federação onde foi cadastrado e realizou o curso de guia. Este profissional não pode atuar em turismo cultural. O grau de instrução e a idade são os mesmos do guia regional.
  3. Nacional: também conhecido como guia de excursão, pode trabalhar em toda a América do Sul e em todo o território nacional. Deve ter ensino médio completo e sua idade deve ser de 21 anos ou mais.
  4. Internacional: deve ser maior de 21 anos; ter o ensino médio completo; possuir inglês intermediário (ou preferencialmente avançado e o conhecimento de outra línguas) e atua no exterior.
         Quando o guia de turismo consegue todos os títulos acima citados, recebe o certificado de técnico em turismo. Recomenda-se que o guia curse faculdade de turismo, cuja duração é de 4 anos e serão estudados tópicos como: sociologia, história da cultura, geografia e planejamento, organização do turismo, entre outros.
FONTE: INFOESCOLA - Por Thais Pacievitch 



A seguir um vídeo bem humorado porém explica bem a diferença entre Guia de Turismo e Turismólogo.





          Mais informações sobre o setor e os curso da área, seja técnico ou nível superior, importante informação, até bem pouco tempo somente o "Guia de Turismo" era uma profissão reconhecida, mas recentemente em 2012 a profissão de "Turismólogo" passou a ser reconhecida tendo agora um CBO (Código Brasileiro de Ocupação), isso foi um grande avanço para o setor, vejam os vídeos a seguir:





        É isso aí, acredito que com essas pequenas informações, você já consiga se decidir em que área do turismo pode se desenvolver...
        O que desejo a todos é muito SUCESSO!!!


Vanessa Lindoso
Professora de Profissionalizante

0 comentários: